Professores do Lama Chimed

Um dos aspectos mais importantes do Budismo Tibetano é a transmissão direta dos ensinamentos do professor ao aluno em uma linhagem ininterrupta. Por isso, o professor é considerado com grande respeito e todos os professores que ensinaram naquela linha de ensinamentos são também considerados com grande respeito. Este é o motivo pelo qual Lama Chimed pensa ser importante apresentar a sua conexão com seus principais professores e a sua linhagem.

De maneira geral, Lama Chimed completou todo o treinamento em todos os aspectos do Dharma e, em particular, nos ensinamentos da escola Nyingma. Seu primeiro professor foi seu tio, Lama Agne, que, no momento em que Lama Chimed já era grande o suficiente para não precisar mais do leite de sua mãe, levou-o ao topo da montanha para viver imerso no estilo de vida de um praticante. Nesse local ele aprendeu a ler, treinou os aspectos de um ritual e iniciou suas acumulações de mantra.

Quando tinha em torno de 7 anos mudou-se para o Shiwalatim Tashi Thardjeling Gonpa, o monastério do Lama Agne na mesma região onde viviam, e recebeu votos monásticos Tulku L’hoga de Kathok. Lá, ele passou pelo treinamento monástico tradicional por muitos anos.

Universidade de Kathok

Lama Chimed começou na primeira turma, quando houve a reabertura da Universidade, após um periodo de fechamento involuntário. Este foi um programa de 5 anos sob a direção do Khenpo Tsultrim Tharchin com as 5 principais disciplinas: filosofia, artes, astrologia, medicina e lógica, além de um retiro tradicional de três anos que incluiu ensinamentos de Dzogchen concedidos por Khenpo Ngagchung. Nessa mesma época, ele também recebeu completamente, do Khenpo Tsultrim Tharchin, os ensinamentos e as transmissões orais do Mipham Kambum, bem como de diversos outros ciclos.

Também em Kathok, recebeu de Moktsa Rinpoche e Tulku L’hoga de Kathok as iniciações e transmissões orais da totalidade dos tesouros de Kathok e da linhagem de Kathok de Rigdzin Dudul Dorje e de Rigdzin Longsal Nyingpo. Além disso, ele recebeu de Moktsa Rinpoche, todas as iniciações e transmissões de Terma e Kama da escola Nyingma. Do Khenpo Gyaltsen Odzer e do Khenpo Ngagchung recebeu toda a linhagem do Longchen Nyingtig.

Diploma de Kathok

Khenpo Ngagchung do Nyoshul Gonpa

Lama Chimed recebeu os ensinamentos de Dzogchen de Khenpo Ngagchung e todas as iniciações e transmissões orais da linhagem inteira do Longchen Nyingtik. E, em 2007, ele solicitou que sua esposa Suzanne, Tsultrim Zangmo, recebesse ensinamentos de Dzogchen de Khenpo Ngagchung. Ambos puderam fazer um retiro de 48 dias, durante o qual Khenpo Ngagchung concedeu transmissões orais e ensinamentos sobre os livros escritos por suas encarnações anteriores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em agosto de 2007, em retiro no Nyoshul Gonpa, Khenpo Ngagchung reportou dos obstáculos da vida de Lama Chimed relacionados à sua atividade como Lama. Sua então esposa Tsultrim Zangmo solicitou que Khenpo Ngagchung escrevesse uma prece de longa vida para o Lama Chimed para ajudar a remover esses obstáculos. Khenpo Ngagchung respondeu que ele não escrevia muito bem, mas que iria tentar. Uma semana depois, Tsultrim Zangmo perguntou ao Khenpo Ngagchung se ele havia tido tempopor Norga Rinpoche – escrita de próprio punho em tibetano cursivo de escrever algo e ele disse que não pôde escrever a prece, pois tinha esquecido o nome do Lama Chimed. Todos riram e lhe disseram ‘Chimed Rigdzin’ e ele falou que deveria se lembrar disso, uma vez que esse foi o primeiro nome que ele deu a seu filho quando nasceu. Na manhã seguinte, ele entregou a prece, escrita de próprio punho em tibetano cursivo (u-me). Mas, antes que ele desse a prece, sugeriu que Lama Chimed e sua esposa recebessem o lung (transmissão oral), pois isso daria à prece uma linhagem e aumentaria as bênçãos.

Khenpo Jigme Phuntsok

Lama Chimed visitou seu monastério em Serthar/Larung Gar muitas vezes e fez diversos retiros lá.

De Khenpo Jigme Phuntsok, Lama Chimed recebeu todas as iniciações e transmissões orais da linhagem inteira de Longchen Nyingtik, incluindo Nyingtik Yabshyi, Dzod Dun, Ngalso Korsum e todo o Chetsün Nyingtik, incluindo o Tsa Lung e o Dzogchen.

Lama Chimed tem uma conexão tão profunda com Khenpo Jigme Phuntsok que ele uma vez acordou de um sonho muito significativo no mesmo momento em que, segundo relatos posteriores, Khenpo Jigme Phuntsok passou ao parinirvana. No sonho, Khenpo Jigme Phuntsok pegava Lama Chimed pela mão e dizia “Eu tenho que ir”. Neste momento, ele acordou com muita tristeza e telefonou para o seu primo, Khenpo Tsering Gyamtso, em Chengdu. O Khenpo o informou que Khenpo Jigme Phuntsok havia falecido há pouco.

Semo Dechen Yudron

Durante uma das suas muitas peregrinações pelo Tibete, Lama Chimed teve a boa fortuna de estar em Kompo Pemako, lugar onde Dudjom Rinpoche construiu um palácio de Guru Rinpoche em um de seus monastérios. Este monastério, Lama Ling, era cuidado por Dechen-la, filha de Dudjom Rinpoche e considerada por muitos uma emanação de Tröma, e por seu consorte, Chonyid Rinpoche. Lá, durante um retiro, Lama Chimed recebeu de Dechen-la o ciclo completo de Tröma, incluindo os ensinamentos profundos. Ele também recebeu deles o ciclo completo de iniciações e transmissões orais do Dudjom Tersar.

Depois desse período de retiro com Dechen-la, Lama Chimed contou para ela sobre seus planos de viajar para a Índia. Ela foi bondosa a ponto de ajudá-lo a conseguir oferendas, através da indicação de seu nome para famílias que precisavam que a prática de Phowa fosse feito para alguém. Isso permitiu que Lama Chimed guardasse dinheiro o bastante para que ele e outro monge, Sonam, do Chagdud Gonpa, viajassem para a Índia.

Minling Trichen Rinpoche

Lama Chimed recebeu muitos ensinamentos profundos de Minling Trichen Rinpoche durante seus muitos anos na Universidade em Dehra Dun.

Também nessa época, ele recebeu de Taklung Tsetrul Rinpoche o Kama completo, além de muitas outras iniciações da linhagem de Mindroling, de diversos outros Lamas.

(carta de Lodi Gyari)

Chagdud Tulku Rinpoche

Lama Chimed passou nove meses ajudando Chagdud Rinpoche no Khadro Ling, em Três Coroas. Então Chagdud Rinpoche solicitou que Lama Chimed fizesse um retiro de seis meses próximo ao lugar do futuro Gonpa no Uruguai sob a sua orientação. O tempo das instruções para esse retiro foram as últimas horas do Lama Chimed com Chagdud Rinpoche.

LCthrone_sm

Compartilhe isto
× Suporte