Está confirmada a vinda do Lama Chimed Rigdzin a Fortaleza na primeira semana de setembro de 2018.

Eis a programação preliminar:

Dia 05 de setembro, às 9h 

Palestra aberta ao públicoA arte de manter a serenidade e paz de espírito em tempos de violência”

Local – Auditório da Faculdade de Educação da UFC, Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica, Fortaleza-CE.

Evento em parceria com o programa CASA (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) da Coordenadoria de Formação Docente da Universidade Federal do Ceará.

Entrada franca

Dia 05 de setembro, às 19h

Palestra aberta ao público “Como lidar com as emoções aflitivas sob a ótica da psicologia budista”

Local – Auditório da Unidade Via Corpvs, Centro Universitário Estácio-FIC, R. Eliseu Uchôa Beco, 600 – Água Fria, Fortaleza – CE.

Entrada franca

Dia 06 de setembro, às 20h

Palestra aberta ao público – “Como se preparar para o momento da própria morte e da morte de terceiro na perspectiva do Budismo Tibetano”.”

Local – Grupo Espírita Paz e Bem, Mezanino da Torre Quixadá, Av. Barão de Studart, 2360, Fortaleza-CE.

Entrada franca

 

Dias 07, 08 e 09 de setembro

Retiro de meditação – Liberando-se do sofrimento e preparando-se para a morte

Horário – das 09 às 12h e das 14h às 17h (dias 07 e 08) e das 09h às 12h (dia 09 de setembro), com intervalos para café

Local – Centro de Budismo Tibetano Shiwa Gonpa Guru Ling, Rua Cel Linhares, 452, Meireles, Fortaleza-CE.

Valor da inscrição –

R$ 250,00

Mais informações e inscrições 85 – 999361337 ou guruling13@gmail.com, vagas limitadas.

Possa tudo ser auspicioso!

Sobre o Lama Chimed Rigdzin – Nasceu no vale de Nyag Rong, na região de Kham, no leste do Tibete. Ainda muito jovem, começou a receber o treinamento tradicional na linhagem de Kathog, do budismo tibetano. Este treinamento teve início com seu tio, Lama Agne. Mais tarde, tomou os votos monásticos no Shiwa Lhatim Tashi Thargye Ling Gonpa, na mesma região onde nasceu. Na sua adolescência, viajou com Tulku L’hoga Rinpoche, de Kathog, para essa renomada universidade monástica de Kathok, onde seu treinamento incluiu as cinco principais disciplinas – Filosofia, Artes, Astrologia, Medicina e Lógica – completando também o tradicional retiro de três anos sob a direção de seu tio Khenpo Tsultrim Tharchin, com ensinamentos de Dzogchen transmitidos por Khenpo Ngagchung. Após ter finalizado com sucesso este avançado treinamento e depois de ser submetido à períodos intensivos de testes orais, foi agraciado com o título de Lama de Kathog, a mais importante instituição de ensino da linhagem Nyingma. Lama Chimed ensina em inglês e é traduzido ao português por uma intérprete. Duração aproximada: 2 horas

 

Sobre o retiro de Phowa – A prática de Phowa é a transferência da consciência no momento da morte. Aprendemos esta prática e nos treinamos para transferir nossa própria consciência para Dewatchen, a terra Pura de Amitabha, para assegurar nosso renascimento mais elevado para o benefício de todos os seres. Claro, a realização de qualquer prática nos beneficiará no momento da morte se tivermos o hábito e as condições para nos lembrarmos de nosso mestre e de nossa prática, para reconhecermos a luminosidade da consciência em quaisquer circunstâncias. A prática de Phowa é a segurança de que poderemos realizar a transferência em qualquer circunstância e em qualquer nível de prática. Podemos, também, aprender a beneficiar a outros com esta prática, no momento da morte deles.

Inerente aos ensinamentos de Phowa está o reconhecimento da impermanência. Todos sabemos da certeza de nossa morte inevitável; entretanto, procrastinamos e nem sempre reconhecemos que a impermanência pode se manifestar a qualquer momento. É esta negação da iminência da impermanência que nos pegará desprevenidos. Por isto, os ensinamentos de Phowa são incalculavelmente valiosos.

No Tibete, Phowa é ensinado e praticado por um período mínimo de três semanas e com frequencia por períodos mais longos que um mês, para assegurar sinais verdadeiros da realização em Phowa. Se sinais de realização não forem alcançados, é possível que tenha havido pouco benefício, portanto essa prática mais longa é fundamental.

Compartilhe isto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Suporte