Lama Chimed

Lama Chimed

Lama Chimed Rigdzin estabilizou a sua atividade no Brasil a partir de 2009, com a fundação do Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, nas montanhas de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro.

Um grupo incipiente de alunos em Fortaleza-CE teve a dádiva de entrar em contato com suas atividades neste início e, movidos pela motivação de dar aos seres a oportunidade de praticar o Budismo Tibetano em sua forma tradicional, requisitou ao Lama a estabilização de um centro próprio vinculado às suas atividades.

Assim, sob os auspícios do Lama Chimed Rigdzin, nascia em 28 de julho de 2012 o Centro de Budismo Vajrayana Shiwa Gonpa Guru Ling, que significa, “a Terra Sagrada do Guru”, uma referência ao fato de Lama Chimed ter sentido em seus alunos de Fortaleza uma inclinação espiritual poderosa aliada à fé e devoção ao Lama.

Inicialmente nossas atividades se desenvolveram numa sala dentro do Espaço Viver, localizado na Rua Silva Paulet, 1325, Aldeota, aos sábados a partir das 17h. Esta foi uma época muito abençoada, durante o qual Lama Chimed nos visitou diversas vezes, legando iniciações, transmissões orais e inúmeros outros ensinamentos.

Em 2017, fizemos uma transição para a Rua Cel. Linhares, 452, Meireles, local mais acessível e com melhor capacidade de receber visitantes. Nossa prática tem sido executada regularmente aos sábados neste local a partir das 17h 30min.

Em paralelo a nossos encontros aos sábados, por conta da generosidade de um dos membros da Sangha, a partir de 2021, a Sangha também se encontra regularmente aos domingos onde executa práticas Vajrayana sob os auspícios e orientação do Lama Chimed Rigdzin.

Entre 2020 e 2021, o desafio imposto pela pandemia gerou a virtualização de nossas práticas. Passamos a nos reunir aos sábados via Google Meet durante o período mais crítico de isolamento e lockdown, com práticas presenciais entre a primeira e a segunda ondas. A pedido do Lama Chimed Rigdzin, as práticas do Guru Ling passaram a ser compartilhadas publicamente a toda a sua rede de alunos, o que permitiu que praticantes de diferentes lugares no mundo pudessem praticar conosco.

Neste período, o Shiwa Gonpa Guru Ling passou também a solicitar ao Lama que concedesse ensinamentos. O Lama passou a fazê-lo à distância, via Google Meet, mas logo se tornou nítido a dificuldade do Lama de nos ensinar por razões técnicas. A Internet nas terras do Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, na região rural de Visconde de Mauá, deixava muito a desejar. A partir da aspiração do Lama de construir uma infraestrutura de rede que permitisse conexões mais estáveis, em agosto de 2021, um grupo de seus alunos resolveu patrocinar a aquisição de uma antena parabólica e formou-se um consórcio para patrocinar os gastos mensais com a Internet do Gonpa. O Lama então tem ministrado ensinamentos e conduzido práticas regularmente desde então. Todas as práticas tem sido divulgadas no site e em mídias sociais.

Uma vez que o Lama Chimed Rigdzin recebeu seu treinamento quase que inteiramente no Tibete, em sua maior parte na Universidade de Kathok e lá foi reconhecido com o título de Lama por seus pares, a tradição nos tem sido repassada por um elo vivo, que conserva a pureza dos milenares ensinamentos e práticas do Budismo Tibetano. Esta tradição foi trazida da Índia ao Tibete no século VIII pelo incomparável Iogue Guru Rinpoche, vindo de Oddyana, considerado o segundo Buda de nossa era, cuja vinda a este mundo foi profetizada pelo próprio Buda Shakyamuni. De lá para cá, a tradição foi repassada de mestre a discípulo até o próprio Lama Chimed Rigdzin.

Desse modo, o Shiwa Gonpa Guru Ling não é um grupo de especulação filosófica sobre o Budismo ou correntes espirituais correlatas, antes é uma comunidade (sangha) que tem por propósito praticar o Budismo Vajrayana nos moldes da Escola Nyingma, tradição de Kathok, sob os auspícios e orientação do Lama Chimed Rigdzin. Visitantes são bem-vindos.

 

Compartilhe isto
× Suporte