Lama Chimed

Lama Chimed

Lama Chimed Rigdzin estabilizou a sua atividade no Brasil a partir de 2009, com a fundação do Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, nas montanhas de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro.

Um grupo incipiente de alunos em Fortaleza-CE teve a dádiva de entrar em contato com suas atividades neste início e, movidos pela motivação de dar aos seres a oportunidade de praticar o Budismo Tibetano em sua forma tradicional, requisitou ao Lama a estabilização de um centro próprio vinculado às suas atividades.

Assim, sob os auspícios do Lama Chimed Rigdzin, nascia em 28 de julho de 2012 o Centro de Budismo Vajrayana Shiwa Gonpa Guru Ling, que significa, “a Terra Sagrada do Guru”, uma referência ao fato de Lama Chimed ter sentido em seus alunos de Fortaleza uma inclinação espiritual poderosa aliada à fé e devoção ao Lama.

De julho de 2012 a janeiro de 2015, nossas atividades se desenvolveram numa sala dentro do Espaço Viver, localizado na Rua Silva Paulet, 1325, Aldeota, aos sábados a partir das 17h. Esta foi uma época muito abençoada, durante o qual Lama Chimed nos visitou diversas vezes, legando iniciações, transmissões orais e inúmeros outros ensinamentos.

Não obstante a força de nossas atividades nesta época, os parcos recursos de um grupo incipiente só nos permitiam alugar uma sala por uma hora específica durante a semana. Ficava cada vez mais claro que havia chegado a hora de dar um passo adiante e buscar um espaço próprio que servisse a nossas atividades em período integral. Com o amadurecimento das bênçãos de nosso Lama, eis que a oportunidade se realizou e agora efetivamos a nossa transição para um centro próprio situado na Rua Eucalipto, n. 50, no bairro Cajazeiras.

Uma vez que o Lama Chimed Rigdzin recebeu seu treinamento quase que inteiramente no Tibete, em sua maior parte na Universidade de Kathok e lá foi reconhecido com o título de Lama por seus Gurus, a tradição nos tem sido repassada por um elo vivo, que conserva a pureza dos milenares ensinamentos e práticas do Budismo Tibetano. Esta tradição foi trazida da Índia ao Tibete no século VIII pelo incomparável Iogue Guru Rinpoche, vindo de Oddyana, considerado o segundo Buda de nossa era, cuja vinda a este mundo foi profetizada pelo próprio Buda Shakyamuni. De lá para cá, a tradição foi repassada de mestre a discípulo até o próprio Lama Chimed Rigdzin.

Desse modo, o Shiwa Gonpa Guru Ling não é um grupo de especulação filosófica sobre o Budismo ou correntes espirituais correlatas, antes é uma comunidade (sangha) que tem por propósito praticar o Budismo Vajrayana nos moldes da Escola Nyingma, tradição de Kathok, sob os auspícios e orientação do Lama Chimed Rigdzin. Visitantes são bem-vindos.

Compartilhe isto