OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Buddha da Medicina (Sangye Menla) é a corporificação da compaixão ilimitada e a fonte das artes médicas no Budismo. Isto refere-se à cura de sofrimentos mentais ou físicos. Conectar-se ao Buddha da Medicina através da prática, recitar o mantra ou mesmo dizer o nome Sangye Menla ajuda a adquirir potencial para alívio permanente de enfermidades e sofrimentos presentes e futuros e pode intensificar o efeito de qualquer remédio ou terapia.

O estudo da medicina e da cura no Budismo Tibetano sempre tem início no entendimento da realização da sabedoria ou da mente iluminada. Com base neste entendimento, podemos compreender como a mente e o corpo expressam aquilo a que comumente nos referimos como doença. Na perspectiva da Medicina Tibetana, o corpo físico tem três categorias de doenças, oriundas dos três venenos da mente: desejo/apego, ignorância e raiva. Se estes venenos da mente não são refreados, podem conduzir a ações negativas e fomentar emoções negativas que fazem surgir o sofrimento e a doença. Purificar as causas mentais e emocionais do sofrimento e da doença pode permitir que os poderes curativos inatos e inerentes à natureza básica de todos os seres sencientes sejam descobertos e acessados, restaurando, assim, o equilíbrio mental e físico. Desta forma, pessoas que estiverem doentes podem curar a si mesmas e a outros de enfermidades que não estão sendo tratadas com remédios ou procedimentos médicos.

Como em qualquer prática budista, os efeitos da prática do Buddha da Medicina dependem da nossa motivação e esforço. Se rezamos não apenas para nós próprios, mas para todos os seres, esta prática pode resultar em liberdade do sofrimento, em aumento em força e valor, o que conduz a interações positivas com as pessoas, à remoção das doenças e da pobreza, e ao alívio do medo da morte. Fazer esta prática te dará as bênçãos de todos os Buddhas e Bodhisattvas e te colocará no caminho para a liberação. Além disso, qualquer lugar em que você pratique receberá os benefícios auspiciosos desta prática e terá um efeito positivo na mente de pessoas naquela área.

A prática do Buddha da Medicina é altamente recomendada aos que passam por problemas de saúde, principalmente problemas crônicos, bem como a médicos, terapeutas e outros profissionais de saúde, que irão, por meio da prática, potencializar sua capacidade de cura.

Compartilhe isto
× Suporte