Vale de Nyagrong

Lama Chimed Rigdzin nasceu no vale de Nyagrong, na região de Kham, no leste do Tibete. Ainda muito jovem, começou a receber o treinamento tradicional na linhagem de Kathok, do budismo tibetano. Este treinamento teve início com seu tio, Lama Agne. Mais tarde, tomou os votos monásticos no Shiwa Latim Gonpa, na mesma região onde nasceu. Na sua adolescência, viajou com Tulku L’hoga Rinpoche, de Kathok, para essa renomada universidade monástica de Kathok, onde seu treinamento incluiu as cinco principais disciplinas – Filosofia, Artes, Astrologia, Medicina e Lógica – completando também o tradicional retiro de três anos sob a direção de seu tio Khenpo Tsultrim Tharchin, com ensinamentos de Dzogchen transmitidos por Khenpo Ngagchung.

Após ter finalizado com sucesso este avançado treinamento espiritual e depois de ser submetido à períodos intensivos de testes orais, foi agraciado com o título de Lama de Kathok, a mais importante instituição de ensino da linhagem Nyingma.

LC_Kathok_hat_sm

Lama Chimed Rigdzin com seu chapéu de Kathok

Depois de ter sido agraciado com o chapéu de lama em Kathok, Lama Chimed viajou a Serthar/Larung Gar para receber ensinamentos de Tsa Lung e Dzogchen com Khenpo Jigme Phuntsok e fazer um retiro sob a sua orientação. Mais tarde, fez peregrinações a muitos locais sagrados no Tibete e, durante essas viagens, foi a Lama Ling em Kongpo/Pemacote, onde recebeu os ensinamentos sobre Tröma de Semo Detchen Yudron, Dechen-la, filha de Dudjom Rinpoche, que muitos consideram ser uma emanação de Tröma. Lá ele recebeu o ciclo completo de Tröma, incluindo os ensinamentos profundos, de Dechen-la e de seu consorte Chonyid Rinpoche, participando de um retiro por eles conduzido.

Lama Chimed então mudou-se para a universidade monástica de Mindroling, na India, onde passou muitos anos estudando e ajudando nas atividades diárias. Lá obteve outros ensinamentos profundos e iniciações, que estão documentados na Carta de Introdução de Minling Lodi Gyari Rinpoche. Nos últimos anos que permaneceu no monastério de Mindroling, Lama Chimed viajou por Taiwan com Minling Trichen Rinpoche. Após isso, viajou sozinho pelo sudoeste Asiático dando ensinamentos.

Em janeiro de 2002, Lama Chimed acompanhou Chagdud Tulku Rinpoche do Nepal ao Khadro Ling, em Três Coroas, Brasil, para assisti-lo nos ensinamentos e trabalhos artísticos. Depois de uma estadia de 8 meses no Brasil, Chagdud Tulku Rinpoche solicitou que ele fosse ao Uruguai para fazer um retiro de seis meses, sendo que, durante este retiro, Chagdud Rinpoche passou para o parinirvana. Após completar seu retiro com sucesso, Lama Chimed voltou ao Khadro Ling para dar suporte a Chagdud Khadro, esposa de Chagdud Tulku. Em 2005, como seu inglês já estava suficientemente desenvolvido, ela solicitou que ele começasse a ensinar e a ajudar em outros centros no Brasil e no Uruguai.

LamaChimedMVD_smEle continuou ensinando, dando assistência aos diversos centros e realizando inúmeros trabalhos artísticos para o Chagdud Gonpa, tanto no Brasil quanto na América do Sul, até dezembro de 2008, quando então aconteceu a consagração do Palácio de Guru Rinpoche. Então, começou um retiro de seis meses na sua casa no Khadro Ling para honrar um compromisso com o seu professor no Tibete, Khenpo Ngagchung. Durante este retiro, Lama Chimed consultou Khenpo Ngagchung, que indicou Visconde de Mauá (no Rio de Janeiro) como um lugar onde a sua atividade do Dharma floresceria no futuro.

Compartilhe isto
× Suporte