Lama Chimed

Lama Chimed

Lama Chimed Rigdzin estabilizou a sua atividade no Brasil a partir de 2009, com a fundação do Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, nas montanhas de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro.

Um grupo incipiente de alunos em Fortaleza-CE teve a dádiva de entrar em contato com suas atividades neste início e, movidos pela motivação de dar aos seres a oportunidade de praticar o Budismo Tibetano em sua forma tradicional, requisitou ao Lama a estabilização de um centro próprio vinculado às suas atividades.

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Gesar 2
Nos bastidores com o Tharbi (atendente de tio Thodrug), dakinis e tio Thodrug
Gesar 11
Tharbi anuncia à cidade de Ling que o tio Thodrug teve um sonho com Hayagriwa e que uma assembleia deveria ser convocada
Gesar 6
Sinais auspiciosos no momento em que Tharbi convocava a assembleia dos altos dignatários da cidade de Ling.
Gesar 12
Generais, o primeiro-ministro Chipon e Thodrug cavalgam rumo à assembleia convocada por Tharbi
gesar 14
A comitiva chega à Ling e toma os seus assentos
Gesar 1
Tio Thodrug orgulhosamente narra o sonho com Hayagriwa em que este pondera ser o momento de Ling tornar-se gloriosa após a ascensão ao trono do vencedor de uma corrida de cavalos.
Gesar 4
Generais de Ling discutem como deverá ser realizada a corrida de cavalos
Gesar 5
Tharbi (Lama Chimed Rigdzin) com katak, durante a assembleia de Ling
gesar 16
A jovem Drummo apresenta os cavaleiros de Ling
gesar 15
Tio Thodrug conta belas histórias para distrair o Djori e favorecer o seu filho Nyatsa na corrida de cavalos
Gesar 8
Djori encontra o corcunda Kuru e dele recebe a sua flecha de tesouro após salvá-lo da areia movediça.
Gesar 10
Gesar casa-se com Drummo (à esquerda dele), na presença de sua mãe.
gesar 18
As moças mais preciosas de Ling, emanações de dakinis, fazem oferenda de música e dança ao novo rei.
gesar 19
Dakinis fazem oferendas ao rei Gesar de Ling
gesar 20
Todos os atores e atrizes reunidos! Alegria! Vida longa ao Lama Chimed Rigdzin!
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Sobre esta prática de Tara Verde “A Óctupla Essência Profunda – Um ritual conciso da mandala de Tara, oriundo do tesouro da expansão do céu do dharmata”, um Tesouro de Dudjom Lingpa.

Nota do Lama Chimed – Esta é uma sadhana muito importante nos Tempos de Degeneração que hoje vivemos. É um tesouro de Dudjom Lingpa direcionado especialmente àqueles que vivem em locais remotos, sem as condições completas necessárias para o Dharma. Fazemos esta prática no Shiwa Gonpa Guru Ling todos os fins de semana, pois é prática que traz muito alento aos seres durante este século XXI. É importante rogarmos pela compaixão da nobre Tara! Para isso, usamos a prece “DJE TSUN PHAG MA DROL MA KHYEN KYEN NO / DJIG DANG DUG NGAL KUN LE KYAB DU SOL”. Recitamo-la a todo o tempo, e assim colocamo-nos, e a todos os seres, sob a constante proteção da nobre Arya Tara. Ela, em sua infinita força e sabedoria, protege a todos contra os oito medos e impede a negatividade de se manifestar. :..

As sadhanas para a prática estão disponíveis no Shiwa Gonpa Guru Ling. Aberto ao público. Visitantes são bem-vindos.

Local da prática – Shiwa Gonpa Guru Ling, Rua Coronel Linhares, n. 452, Meireles, Fortaleza-CE.

Quando? – Aos sábados, a partir das 19h

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Parinirvana de um grande mestre

Khenchen teaching at Kathog’s university new building.

No dia 14 de julho de 2017, Khenchen Sodnam Tenpa passou ao Parinirvana. Ele era o principal tutor na universidade de Kathog, e tio mais novo do Lama Chimed. Nos dias que antecederam ao parinirvana, ele deixou orientações em Kathog aos seus discípulos khenpos e tulkus, e deixou avisado que entraria em retiro. Voltou então à sua casa de retiros no vale de Nyag Rong, na região natal do Lama Chimed.

Estando na sua casa, no topo da montanha, ele pediu à sua atendente, filha de Tsopu Dorlo Rinpoche, que entrasse em contato com Khenpo Tsering Gyatso, primo em primeiro grau do Lama Chimed, e três outros Khenpos e Lamas, para que viessem consertar o seu tanque de água.  Enquanto eles não chegavam, ele, em conversas informais com ela, deixou diversos sinais que depois seriam importantes.

Quando chegaram as quatro pessoas cuja presença ele havia solicitado, instalaram-se em uma tenda perto da casa de retiro dele. No dia seguinte, foi o seu parinirvana. Ao perceberem, nenhum deles sabia o que fazer e perguntaram-se uns aos outros se algum deles teria recebido as instruções. Conversaram com sua atendente, que tampouco teria recebido instruções para o momento. Sendo assim, decidiram inicialmente cobri-lo com seu zen amarelo, pois é a tradição vestir o Lama com o seu zen de uso. Ao abrirem o zen amarelo para cobri-lo, encontraram ali textos manuscritos por ele com as instruções que ele deixou sobre como conduzir em relação ao seu parinirvana, bem como seus últimos conselhos aos seus discípulos.

Instruções e conselhos

Uma das instruções foi tornar públicos aqueles conselhos, pois seriam de grande benefício a todos. Tais conselhos já estão disponíveis no alfabeto Sambhota e também em chinês, ambos disponíveis aqui no site. Quando possível, disponibilizaremos também a tradução ao inglês, espanhol e português.

Sobre seu parinirvana, ele deixou escrito que não retornaria como tulku, instruiu a não fazer qualquer cerimônia específica ao seu parinirvana, não fazer qualquer oferenda para esse propósito, nem mesmo de uma lamparina. Que deveria haver uma cremação simples, como a de uma pessoa comum, no meio da noite, depois de quatro dias, e que ninguém fosse avisado de seu parinirvana até que os 49 dias tivessem passado. Todos os seus pertences, incluindo as suas sadhanas, deveriam ser cremados juntamente com seu kundun. Todo e qualquer que transgredisse as orientações quebraria o samaya com ele.

Sinais muito especiais

Durante a cremação, houve a aparição no céu de arco-íris na forma dos implementos dos Buddhas das cinco famílias, um de cada vez, um transformando-se no outro. Os que estavam presentes disseram ter sido inédito. Depois da cremação, muitas relíquias de seus ossos foram encontradas na forma de muitos itens do Dharma. Tal fenômeno é comum quando da cremação de mestres do budismo tibetano. Ele deixou também a instrução que nenhuma dessas relíquias fosse preservada ou usada para qualquer propósito, mas que todos os restos da cremação, até as cinzas, fosse colocado no rio MeiChe. Isso significa que nenhum pertence nem nenhuma relíquia de Khenchen Sodnam Tenpa foi deixado para trás na ocasião do parinirvana. Todo aquele que alegar ter um desses, estaria mentindo – essas foram as instruções deixadas.

Lama Chimed Rigdzin tem alguns presentes dados por Khenchen nas suas visitas ao Tibet em 2004 e 2007, e se alegra com isso. Pois nem mesmo ele, seu sobrinho mais velho, foi avisado do parinirvana antes do fim do prazo. Khenpo Tsering Gyatso entrou em contato no fim, avisando do ocorrido e se desculpando por não ter avisado antes, pois não podia faze-lo devido às instruções deixadas por Khenchen. Ele precisava manter o samaya com seu Guru. Khenpo Ngawang tamém não foi avisado, e depois, quando soube, agradeceu muito a todos por terem mantido a Guru Yoga; que todos deveriam continuar agindo daquela forma.

Um pouco sobre a vida de Khenchen

Khenchen Sodnam Tenpa tinha votos, desde a idade de 20 anos aproximadamente, de abrir mão da vida familiar. Milarepa, Djalu Dorje, entre outros, tinham esta mesma conduta.

Khenchen's first house

 

Nesta pequena cabana, ele viveu durante os sete primeiros anos. Alguns familiares, preocupados com a sua condição de saúde, solicitaram que ele se mudasse dali

Khenchen's second retreat house

 

Esses familiares então ofereceram uma nova casa, com cozinha além do quarto para meditação. Nesta nova casa, ele viveu até ir para Kathog.

 

Alguns anos após o parinirvana de Khenchen Tsultrim Tarchin, irmão de Khenchen Sodnam Tenpa e tio mais velho e Guru do Lama Chimed, que tinha a função de principal tutor em Kathog, Khenchen Sodnam Tenpa recebeu o convite de Kathog para assumir essa função. E esse convite foi feito de maneira bastante inusitada: sabendo que Khenchen Sodnam Tenpa era muito arisco e não afeito à vida em comunidade, mestres de Kathog foram até a casa dele no meio da noite e montaram acampamento ali para que pudessem fazer a ele o convite pela manhã, sem que ele pudesse se esquivar! Assim, na manhã seguinte, fizeram oferendas de katags e colocaram que, se ele não aceitasse o convite, a universidade de Kathog seria fechada. Assim, nessa casa que vemos ao lado, ele viveu por aproximadamente 30 anos.

 

Quando ele decidiu finalizar suas atividades nesta vida, deixou instruções pessoais para as centenas de khenpos na Universidade de Kathog acerca da manutenção da linhagem.

 

 

Tendo deixado essas instruções, retornou para a sua velha casa no vale de Nyag Rong. Alguns meses após esse retorno, passou ao parinirvana

 

Conselhos para um praticante do Dharma último

Nas imagens abaixo, os conselhos manuscritos deixados por Khen Rinpoche e já disponibilizados no alfabeto Sambhota.

  

  

  

 

E aqui estão as imagens dos textos dos conselhos manuscritos originais de Khen Rinpoche encontrados no seu zen amarelo:

 

 

 

Algumas Imagens do Naljorpa Kathog Khenchen Sodnam Tenpa

           

       

 

       

Fonte – www.shiwagonpa.org

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Lama Chimed Rigdzin
Lama Chimed Rigdzin

Os centros de Budismo são vegetarianos. Por este motivo, o Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling também o é.

O motivo para não se alimentar de carne nos centros budistas é que os seres de sabedoria, repletos de amor e compaixão por todos os seres, se aterrorizam ao ver seus próprios filhos e filhas sendo servidos como comida. Sendo assim, esses seres de sabedoria não se dissolvem no templo nem na mandala, mas, sim, se afastam. Em breve, mais explicações.
Além da abstenção da carne, os centros de budismo devem fazer observar os cinco votos raiz concedidos pelo próprio Buddha, que consistem em abster-se de: matar, roubar, mentir, ingerir álcool e ter relações sexuais.
O segundo Buddha, Guru Rinpoche, que difundiu o Vajrayana no reino humano, disse sobre o consumo de álcool: “o praticante do Vajrayana que tiver o mesmo poder de emanar-se que eu tenho pode consumir o álcool; poderá consumir 500 litros de álcool de uma só vez.” Este é o motivo porque o consumo de álcool não é permitido no Dorje Chokhor Ling. Mais em breve.
Uma causa de grande carma negativo e que, portanto, deve ser evitado, é o consumo de tabaco, que traz muito dano à movimentação da consciência na hora da morte. Este é o motivo porque o uso cigarrro e similares não é permitido no Dorje Chokhor Ling. Mais em breve.

Lama Chimed Rigdzin  entrou em retiro em 29 de abril de 2017. Durante esse tempo, apenas seus discípulos poderão contactá-lo. Possam todos se beneficiar.
Em dezembro, Lama encerra seu retiro pessoal para conduzir o Drubchod da Dakini Troma Nagmo.
Veja abaixo todas as atividades programadas: ensinamentos, retiros, etc.
Tashi delek!

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Fonte: Dança Sagrada de Gesar no Ano Novo Tibetano, Losar, em 2018

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É com alegria que a Sangha do Shiwa Gonpa Guru Ling divulga o novo local para a realização de suas atividades. Fica no Espaço Clara Luz, situado na Rua Coronel Linhares, n. 452, Meireles, Fortaleza-CE. Nossas práticas serão realizadas aos sábados a partir das 19h a começar da próxima Lua Nova, dia 22 de julho.

Neste dia teremos prática de Tara Verde concisa, um tesouro do mestre Dudjom Lingpa e do Sutra do Coração (Prajnaparamitta). Evento aberto a todos da comunidade.

Possa tudo ser auspicioso!

Tashi delek, Sangha Guru Ling

 

 

 

 

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Caros irmãos e irmãs- vajra,

Sob os auspícios e orientação do Lama Chimed Rigdzin, iremos celebrar um dos momentos mais auspiciosos do calendário budista, a Lua cheia do Saga Dawa, por meio de um tesouro de Dudjom Lingpa no contexto da prática de Tara Verde. 

Quando? dia 10 de junho, às 9h.

Onde? Salão aberto do Instituto Gaia, na Rua José Vilar, 964, Aldeota. 

Entrada franca. Todos da comunidade estão convidados. Por favor traga a sua almofada de meditação. Tashi delek.

Sangha Shiwa Gonpa Guru Ling

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Caros membros da sangha, o Shiwa Gonpa Guru Ling comunica que está em fase de transição para um novo espaço. Em breve esperamos estabelecer nossas práticas semanais novamente. Tashi delek!

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Lama Chimed Rigdzin será o Mestre Vajra desta cerimônia, cuja deidade principal é Tara Verde. Este ano, haverá também a prática de Dzambhala para incremento do mérito e consagração das estátuas.

Onde – Shiwa Gonpa Dorje Chokhor Ling, Visconde de Mauá -RJ

Quando – de 14 de junho às 10h ao dia 18 de junho.

Maiores informações – psttl10@gmail.com

Sobre Lama Chimed Rigdzin

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Caros amigos e amigas do Dharma,

Sob os auspícios do Lama Chimed Rigdzin, no próximo domingo,dia 23 de abril,  faremos uma cerimônia especial de Prajnaparamita (Sutra do Coração) e meditação silenciosa (Shamata) no Shiwa Gonpa Guru Ling, a partir das 9h 30min. Recomenda-se levar uma almofada e tapete de meditação. Entrada franca e aberta a toda a comunidade. Possa tudo ser auspicioso!

Quando – Domingo, dia 23 de abril, às 9h 30min

Onde – Shiwa Gonpa Guru Ling, Rua Eucalipto, n.50, Cajazeiras, Fortaleza-CE

Como chegar?

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Caros irmãos e irmãs-vajra,

Próximo dia 12 de março, domingo, a partir das 9h 30min, o Centro Shiwa Gonpa Guru Ling celebrará o Chötrul Düchen, um dos quatro feriados mais importantes da tradição budista. Festejam-se nesse dia, os inúmeros atos miraculosos demonstrados por Buda Shakyamuni a fim de despertar fé e devoção dos discípulos na autenticidade do Dharma. Acredita-se que os efeitos das ações positivas e negativas são multiplicados por milhões de vezes.

Neste dia faremos, conforme orientado por Lama Chimed Rigdzin, meditação shamata, recitação do Sutra do coração (Prajnaparamitta) e acumulação do seu mantra-raiz. Todos da comunidade estão convidados. Por favor, traga a sua almofada e mesinha de meditação, se possível.

Onde – Shiwa Gonpa Guru Ling, Rua Eucalipto, 50, bairro Cajazeiras

Quando – Dia 12 de março, domingo de Lua Cheia, a partir das 9h 30min.

Para saber mais sobre nossa programação mensal, favor visitar o link “calendário de práticas” – http://www.guruling.org/calendario-de-praticas/

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